POAPMC

Distribuição Alimentar –POAPMC

A Fundação Santo António, na qualidade de Entidade Mediadora, é a única entidade do concelho de Marco de Canaveses que está implicada, desde Outubro de 2017, na distribuição alimentar proveniente do POAPMC - Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas. Inicialmente através da candidatura n.º POAPMC-01-74FEAC-000040 (de 17-10-2017 a 30-11-2019), posteriormente, através da candidatura n.º POAPMC-01-74F7-FEAC-000005 (de 18-11-2019 a 30-11-2023). O POAPMC é financiado pela União Europeia através de verbas do Fundo de Auxilio Europeu às Pessoas Mais Carenciadas (FEAC em 85%)) e pelo Orçamento de Estado Português (15%), implementado pelo Instituto da Segurança Social com a colaboração de inúmeras entidades do país com experiência na distribuição alimentar aos mais desfavorecidos.

Este programa é uma medida estratégica de combate à pobreza e à exclusão social através da distribuição de bens alimentares suprindo 50% das suas necessidades nutricionais, assim como no desenvolvimento de ações de acompanhamento que capacitem os agregados familiares na seleção de gêneros alimentares, na otimização dos seus recursos familiares e na prevenção do desperdício.

Para o território de Marco/Baião, o POAPMC, definiu apoiar, inicialmente, 465 pessoas (265 no Marco de 200 em Baião), posteriormente, na fase da COVID-19, esse apoio foi duplicado (530 no Marco e 400 em Baião). As candidaturas POAPMC anteriormente identificadas têm como parceiros o Banco Alimentar Contra a Fome do Porto (Polo de Receção) a Fundação Santo António (Entidade Mediadora no concelho do Marco de Canaveses), a Santa Casa da Misericórdia de Baião e a OBER - Obra de Bem-Estar Rural de Baião (Entidades Mediadoras em Baião).

O cabaz alimentar é constituído por produtos secos, frios e congelados (no total máximo de 25 produtos) que são entregues pela entidade coordenadora à entidade mediadora e desta aos destinatários finais.

As situações de carência econômica são referenciadas pelos técnicos de intervenção e acompanhamento social das entidades de economia social ou entidades públicas que operam no concelho.

A distribuição alimentar executada pela Fundação Santo António aos beneficiários provenientes de todo o concelho do Marco de Canaveses, realiza-se, normalmente, uma vez por mês, a partir da Sede da Instituição e da Casa CAERUS no centro da cidade do Marco.

Apesar de ter terminado a II fase do POAPMC em 30-11-2023, a entrega de alimentos aos beneficiários deste programa nunca foi suspensa, com o argumento de que esta medida é demasiado importante para sofrer qualquer interregno, estando já em curso a continuidade da distribuição alimentar com financiamentos do novo Quadro Comunitário, Pessoas 2030. Essa continuidade, no território Marco/Baião, será assegurada em moldes semelhantes e pelas mesmas entidades responsáveis pela execução do POAPMC nestes dois concelhos. Assim, o Banco Alimentar Contra a Fome do Porto continuará a ser a Entidade Coordenadora, a Fundação Santo António a Santa Casa da Misericórdia de Baião e a OBER continuarão a desempenhar o papel de Entidades Mediadoras nos concelhos de Marco de Canaveses e Baião, cuja Candidatura Pessoas-FSE+ -005379, prevê apoiar 930 pessoas (530 no Marco e 400 em Baião), no período de 01-11-2023 a 31-01-2025.

No quadro abaixo, podemos encontrar os dados relacionados com a candidatura n.º POAPMC-01-74F7-FEAC-000005: