CAERUS – Projeto Oportunidade

O CAERUS- Projeto Oportunidade é o Contrato Local de Desenvolvimento Social do Marco de Canaveses, no terreno desde 2009, já vai na terceira geração (CLDS 3G) e é coordenado pela Fundação Santo António. Trata-se de um projeto de intervenção social, com ações a executar em parceria para promover o emprego, auxiliar as famílias nos seus desafios e dinamizar a comunidade. O CLDS3G integra 3 eixos de intervenção:

- Emprego Formação e Qualificação

- Intervenção Familiar e Parental Preventiva da Pobreza Infantil

- Capacitação da Comunidade e das Instituições

Conta com uma equipa técnica multidisciplinar composta por um coordenador, quatro técnicos com formação de nível superior a trabalhar a tempo inteiro e outros colaboradores a tempo parcial, com um orçamento suportado por fundos comunitários através do POISE, sendo a Fundação Santo António a entidade convidada pela Câmara Municipal de Marco de Canaveses e aceite pela Segurança Social para ser a Entidade Coordenadora da Parceria. Com um Plano de Ação aprovado na Rede Social concelhia, pretende desenvolver uma intervenção social no território de Marco de Canaveses visando o combate à exclusão social e a promoção do desenvolvimento comunitário. Este trabalho social implicou o estabelecimento de várias parcerias e protocolos para atingir os objetivos consignados no seu Plano de Ação. A equipa técnica do projeto está instalada no centro da cidade do Marco, nas instalações da Fundação Santo António denominadas Casa CAERUS. Todo este trabalho de intervenção social pode ser acompanhado na página na Internet criada especificamente para o projeto em www.caerus.pt onde está disponível toda a informação bem como as atividades desenvolvidas. A terceira fase deste projeto (CLDS 3G) termina em setembro de 2018.