Instituição

  • História
  • Missão, Visão e Valores
  • Organograma
  • Órgãos Sociais
  • Documentos Institucionais

A Fundação

A Fundação Santo António, NIPC 504 142 992, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social fundada a 22 de Setembro de 1995, por escritura pública, no Cartório Notarial de Marco de Canaveses por P.e António Augusto de Sousa Moreira, Dr. Manuel António Moreira Teixeira e Sr. Manuel Gonçalo Brandão, com Sede na Rua de Santa Maria, n.º 914, (antigo lugar de Quintães), freguesia de Vila Boa do Bispo, concelho de Marco de Canaveses, distrito do Porto, tem âmbito nacional e internacional. Alicerçada nos princípios da fé e moral Católica visa promover, nas comunidades, iniciativas de índole assistencial, profissional e sociocultural, fomentar o espírito de solidariedade e entreajuda e o apoio à integração social e comunitária. Tem dado uma tenção especial aos idosos dependentes (acolhendo-os em lares), famílias destruturadas, jovens em risco e desempregados. Reconhecida como Instituição de Utilidade Pública, conforme despacho de 19 de Fevereiro de 1998 do Secretário de Estado de Inserção Social, publicado no D.R., III Série, n.º 116 de 20 de Maio de 1998, tem equipamentos sociais na área da sua sede e teve uma Delegação na área de Beja (com lares de idosos em Santa Clara de Louredo e Ferreira do Alentejo) de 1996 a 2014 (ano do falecimento do seu mentor, P.e Moreira).

 

O mentor da Fundação Santo António - Pe. Moreira

Durante os seus 38 anos de Sacerdócio, o P.e Moreira, edificou uma vasta Obra Social direcionada para os mais necessitados das comunidades, nomeadamente na área da Diocese de Beja, onde foi pároco entre 1976 a 2014, e na sua terra natal, Marco de Canaveses. Entre outros, foi para o apoio aos idosos dependentes, que direcionou grande parte da sua ação social, construindo lares para os acolher, sendo de relevar, também, o apoio que sempre prestou aos desempregados, aos deficientes, ao acompanhamento e formação das famílias e aos mais necessitados das comunidades que serviu. A Obra Social que o P.e Moreira deixou, em março de 2014, garantia emprego direto a mais de 250 colaboradores e acolhia mais de 500 utentes nos lares de idosos que ele construiu. Este “Empreiteiro de Deus” doou todos os seus bens às Instituições que criou e, sem qualquer património pessoal, viveu sempre em comunhão de bens com aqueles para quem trabalhou (ver Biografia do P.e Moreira aqui).

Missão:

Promover respostas sociais adaptadas às necessidades das populações, nomeadamente: Idosos, Famílias e Desempregados, envolvendo as partes interessadas num compromisso de sustentabilidade da comunidade.

 

Visão:

Diversificar as respostas sociais e expandir geograficamente, mantendo o reconhecimento como organização de referência, enfatizando a humanização da prestação de serviços e abertura à comunidade.

 

Valores:

- Humanismo

- Solidariedade

- Compromisso com utente/cliente e familiares

- Rigor e profissionalismo

- Persistência

Organograma

ÓRGÃOS SOCIAIS DA FUNDAÇÃO SANTO ANTÓNIO

(Quadriénio 2018-2021)

 

Conselho de Administração

Presidente: Dr. Manuel António Moreira Teixeira

1º Vice-Presidente: Dr.ª Laurinda Manuela Moreira Teixeira

2º Vice-Presidente: Sr. Arlindo Simões Teixeira de Vasconcelos

Secretário: Dr. António Casimiro da Silva Soares de Almeida

1º Vogal: Dr. José Davide Pinto da Silva

2º Vogal: Pe. Alpoim Alves Portugal

3º Vogal: Sr. José Monteiro de Oliveira

 

Direção

Presidente: Dr. Manuel António Moreira Teixeira

Secretário: Sr. Arlindo Simões Teixeira de Vasconcelos

Tesoureiro: Dr.ª Laurinda Manuela Moreira Teixeira

 

Conselho Fiscal

Presidente: Dr. Hélder Alberto da Silva Pereira

1º Secretário: Sr. Arcanjo Nunes Luís

2º Secretário: Eng.ª Antónia Maria Azevedo Monteiro

 

Início do mandato a 26-04-2018 e termo a 31-12-2021.